quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reality Show Socioambiental

Você considera que seu lar ou local de trabalho sejam ambientes sustentáveis? Se não, como fazer para mudar? A nova atração dominical da TV Cultura, que estréia dia 12 de abril, pretende responder a essas perguntas de uma forma divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

A cada semana, o casal de apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane vai visitar uma residência diferente da Grande São Paulo para avaliar as condições de vida das famílias paulistanas – que, em cada episódio, terão um perfil socioeconômico diferente. Para isso, eles vão usar 10 “ecocritérios”: energia, água, alimentação, resíduos, ecossistema, transporte, bem-estar, consumo, estrutura e atitude.

Após a análise, Anelis e Peri propõem uma série de mudanças sustentáveis – estruturais, físicas e comportamentais – aos moradores da casa, com o objetivo de tornar o ambiente em que vivem ecologicamente mais adequado. “Muito mais do que as reformas, nossa grande preocupação é fazer a pessoa refletir e mudar de atitude”, diz Anelis. “A intenção é que sejamos práticos, ou melhor, ecopráticos, já que a sustentabilidade começa dentro de casa”, completa a diretora da atração, Bia Guedes.

Todas as dicas sugeridas pelos apresentadores são simples, eficazes e economicamente viáveis, o que faz com que o próprio telespectador possa incorporá-las ao seu dia-a-dia. E a atração conta, ainda, com outros três quadros: Zuzu Responde, em que a jornalista Maria Zulmira fala de questões importantes relacionadas à sustentabilidade doméstica; Eco Dica, que dá pequenas dicas sustentáveis, como, por exemplo, desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo; e Eco Nota, uma oportunidade que as famílias terão de se auto-avaliar.

No primeiro episódio da série – que, ao todo, tem 12 programas –, Anelis e Peri visitam uma família que mora na zona sul de São Paulo e sofre com o consumo excessivo de energia na residência. Em nome do bem-estar do planeta, os apresentadores propõem a eles uma verdadeira guerra contra a conta de luz do fim do mês. Veja um trecho do programa aqui.

EcoPrático
Estréia: 12 de abril
Exibição: domingo, às 19h
Reprise: quarta-feira, a partir das 19h30
Duração de cada programa: 30 minutos

Via > Planeta Sustentável

2 Comentários:

anny-linhaozzy disse...

Gostei!

Hider disse...

Olá,
Gostei muito do blog, muito conteúdo bacana, inclusive, para ser utilizado como material didático na sala de aula. A partir de agora sou um seguidor.
Caso queiram conhecer meu trabalho basta acessar http://paginarussana.ning.com
Forte abraço e parabéns pela iniciativa.
Hider.

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* com ofensas ou com palavrões
* não relacionados ao tema do post
* com perfil indisponível (anônimo)

Atenção: Os comentários são moderados, portanto não perca seu tempo enviando ofensas pessoais ao blog ou qualquer pessoa que participe dele, pois não será publicado.

Pedidos de parceria ou publicidade no blog, deverão ser encaminhados através da aba Contato.

  © Verde Visão 2008-2010. Todos os direitos reservados | Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br