quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aquecimento Global - Ainda há tempo?

Fazendo uma visita no blog Ambiente Brasil, vi essa matéria muito boa que vale à pena compartilhar com vocês.

O aquecimento global está caminhando em direção dos 2° Celsius acima dos níveis pré-industriais, os quais são vistos pela União Européia e várias nações em desenvolvimento como o “gatilho” para uma mudança perigosa.

Esta temperatura é o limite máximo para se evitar drásticos aumentos do nível do mar, fortes enchentes, secas e ondas de calor. A temperatura já se encontra 0,7º C acima destes níveis.

Nove de 11 cientistas, entre os autores do relatório final de 2007 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, disseram que as evidências que o homem é o culpado do aquecimento global tem crescido fortemente nestes últimos 2 anos.

Comparando as pesquisas recentes com o relatório de 2007, baseado no trabalho de 2500 experts, o derretimento de gelo do Ártico e o aumento do nível do mar apresentou médias mais altas do que as estimadas.

Dez de onze pesquisadores disseram ser improvável que o aumento da temperatura se limite a apenas 2º Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Segundo David Karoly, da Universidade de Melbourne “a concentração de gases estufa na atmosfera já é suficiente para provocar um aquecimento maior de 2º C acima dos níveis pré-industriais, e nós continuamos emitindo ainda mais”.

Nas reunião da ONU da semana passada em Bonn, na Alemanha, que teve como discussão as mudanças climáticas, uma aliança de 43 pequenas ilhas em desenvolvimento, temendo submersão, querem que o aumento de temperatura seja limitado a menos de 1,5ºC. As ilhas pediram às nações ricas que cortem bruscamente suas emissões de gases estufa, principalmente geradas pela queima de combustíveis fósseis.

Segundo Karoly, é muito improvável que o mundo atinja esta meta.

Seis dos cientistas afirmaram que o mundo atingirá um novo recorde de temperatura media anual em 2015, outros quatros disseram que isto só acontecerá em 2020 - descartando a opinião dos céticos que acreditam que o aquecimento global já parou.

Mas como o mundo poderá controlar esta situação? São os países mais ricos os principais responsáveis? Ainda há tempo para conter o aquecimento global antes de atingir o limite de 2ºC? Dê a sua opinião!

Link da matéria.

Via > Blog Ambiente Brasil

1 Comentário:

Renato Santana disse...

Primeiramente, EXCELENTE blog. Informação de alta qualidade.

Em relação ao post, ainda dá tempo sim.
Se levramos em conta que sustentabilidade é um conceito previsto no longo prazo, quanto mais cedo começarmos, mais cedo virão os resultados.

É preciso que os governos abram os olhos para a preocupçaõ e comecem com campnhas de concienzitação. A partir da nossa própria casa é que omeça as mudanças... De nada adianta , por exemplo, programas de coletas seletiva e aterros sanitários exclentes se o nível de consumo e de desperdício de energia contiuna o mesmo..

Abraços

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* com ofensas ou com palavrões
* não relacionados ao tema do post
* com perfil indisponível (anônimo)

Atenção: Os comentários são moderados, portanto não perca seu tempo enviando ofensas pessoais ao blog ou qualquer pessoa que participe dele, pois não será publicado.

Pedidos de parceria ou publicidade no blog, deverão ser encaminhados através da aba Contato.

  © Verde Visão 2008-2010. Todos os direitos reservados | Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br