quarta-feira, 25 de março de 2009

Metrópoles não são as vilãs de emissões

Passeando pelo Planeta Sustentável e vi essa matéria muito bacana, vale a pena conferir.

Uma pesquisa divulgada hoje no jornal Environment and Urbanization revela que as emissões de carbono das metrópoles dos países mais ricos do mundo estão abaixo da média nacional. O dado parece estranho, já que costumamos associar as grandes cidades como as maiores responsáveis pelo aquecimento global.

No entanto, o que o autor da pesquisa, David Dodman, do Instituto Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento descobriu, ao analisar os relatórios de emissões de cidades da Ásia, América Latina, América do Norte e Europa, é que os grandes vilões da história não são as metrópoles em si, mas o consumo insustentável e o estilo de vida dos habitantes dos países ricos de uma maneira geral.

E isso também vale para o Brasil. Segundo Dodman, as duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, emitem menos de um terço do que a média nacional de emissão de gases de efeito estufa per capita.

Além disso, de acordo com uma reportagem publicada ontem dia 24/03/09, no jornal Folha de S. Paulo, nossas metrópoles estão entre as que emitem menos carbono por habitante das 12 analisadas pelo estudo, especialmente no setor de transporte – o mesmo não vale para o setor de lixo, em que ainda emitimos mais do que Nova York, por exemplo, que aproveita o metano dos aterros sanitários.

Um ponto do estudo que deve ser questionado é o fato de que muitas das mercadorias consumidas nas metrópoles não são produzidas ali. A pergunta é: de quem é a conta, das cidades ou países que as produziram ou de quem vai utilizá-las?




Via > Planeta Sustentável

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* com ofensas ou com palavrões
* não relacionados ao tema do post
* com perfil indisponível (anônimo)

Atenção: Os comentários são moderados, portanto não perca seu tempo enviando ofensas pessoais ao blog ou qualquer pessoa que participe dele, pois não será publicado.

Pedidos de parceria ou publicidade no blog, deverão ser encaminhados através da aba Contato.

  © Verde Visão 2008-2010. Todos os direitos reservados | Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br