terça-feira, 24 de março de 2009

Adote um Cão

Para adotar um cão ou gato no Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu (PR), os procedimentos são relativamente simples: basta ir até o local munido de alguns documentos (xerox de RG e CPF e comprovante de residência) , pagar uma taxa de R$ 17,05 no banco (ou casa lotérica) e escolher um animal.

No entanto, a adoção de um cão ou um gato, envolve muito mais responsabilidade do que apenas os procedimentos citados.

Um dos grandes problemas verificado em nossa sociedade, não apenas em Foz do Iguaçu, é que há uma tendência a não se valorizar a vida dos animais, de modo geral. As pessoas ignoram que seus animais de estimação precisam de vacinas e vermífugos anualmente. E quando eles ficam doentes, muitas vezes, acabam padecendo de problemas de cura fácil simplesmente porque seus donos não querem gastar dinheiro. Situação ainda mais triste e extremamente comum é quando o animal fica velho e as pessoas querem se desfazer dele, mesmo com a consciência de que aquele animal lhe foi leal durante toda a vida, seja fazendo companhia, seja cuidando de sua casa.

Já está provado que os animais são seres sencientes, ou seja, eles são capazes de sentir dor, alegria, medo e ansiedade. Além disso, eles têm necessidades básicas como todos nós: precisam de comida, abrigo, exercícios físicos e assistência veterinária. Ter um animal envolve um conjunto de responsabilidades que hoje chamamos de guarda responsável. Isso significa que ao adquirir um animal, a pessoa deve se responsabilizar por ele em todos os momentos de sua vida, sabendo que ele pode ficar doente e que um dia ficará velho, necessitando de cuidados ainda mais especiais.

A guarda responsável inclui ainda a manutenção dos animais dentro de casa, impedindo seu acesso à rua, onde está sujeito a atropelamentos, brigas, doenças e maus-tratos. Gatos também devem ser impedidos de ir às ruas.

A castração de machos e fêmeas também é um princípio da guarda responsável. É uma cirurgia feita pelo médico veterinário em machos e fêmeas e que impede de modo permanente que os animais se reproduzam. A castração reduz a possibilidade de gerar filhotes indesejáveis e o abandono das ninhadas. A castração faz com que os animais fiquem mais tranquilos e “caseiros”, evitando que sofram os problemas que encontrariam na rua. Animais jovens, antes mesmo de apresentarem o primeiro cio, no caso das fêmeas, podem ser castradas. Nos machos, a cirurgia é simples, com a retirada dos testículos, e se feita nos animais jovens, impede que eles adquiram o hábito de urinar para marcar território. Animais castrados também têm menor risco de desenvolver doenças como tumores dos órgãos genitais.

Certamente, ter um animal em casa nos leva a ter muitas responsabilidades e um mínimo de despesa financeira, mas perto de tudo o que um amigo de pêlo pode nos oferecer em termos de companhia e proteção, torna-se muito pouco. Um cão ou gato bem-cuidado e amado, vive em média, de 10 a 15 anos, e nesse tempo, pode proporcionar muitos momentos de alegria à família.


Esse artigo foi uma bela colaboração da Luciana Chiyo que é Médica Veterinária do CCZ de Foz do Iguaçu-PR.

Mande seu artigo também.

6 Comentários:

nipponsekai disse...

opa, vou adotar mais uns 3 blacks ahahahha xD
que tal? haha

MCardoso disse...

vou castrar todos eles igual fiz com o black essa noite, HOHOHOHO

Mallu Cunha disse...

Eu já tenho dois animais adotados, tive 3 cães da mesma família, mas 2 morreram de velhice deixando um de seus filhotes conosco. Adotei dois cães cujo os donos queriam deixa-los na rua. Adoro cães e gatos, animais em geral.

Thais disse...

Oi gostaria de saber se vcs nao tem nenhum Shapei pra doar..meu emai é thais_u1000ds@hotmail.com..Ficaria muito grata se vcs me responderem. Obrigado!

Kelly disse...

Oi gostaria de saber se vcs tem algum cão de guarda para adoção... desejo que seja filhote...
meu email é luciano.ari@hotmail.com
Obrigado e belíssimo trabalho !

MCardoso disse...

Ola Thais e
kelly, obrigado pelo comentario no nosso blog, vocês tem que procurar o CCZ ( Centro de Controle de Zoonoses) de sua cidade e ver os cães que estão a disposição para adoção.

Postar um comentário

Não serão aprovados os comentários:

* com ofensas ou com palavrões
* não relacionados ao tema do post
* com perfil indisponível (anônimo)

Atenção: Os comentários são moderados, portanto não perca seu tempo enviando ofensas pessoais ao blog ou qualquer pessoa que participe dele, pois não será publicado.

Pedidos de parceria ou publicidade no blog, deverão ser encaminhados através da aba Contato.

  © Verde Visão 2008-2010. Todos os direitos reservados | Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br